Por Altamiro
Borges, em seu blog
O repórter
Rodrigo Russo, da Folha, publicou hoje uma reportagem que não será capa dos
jornalões nem destaque dos telejornais. Talvez nem apareça no Jornal Nacional
da TV Globo, que nem sequer tem tratado das Olimpíadas de Londres. Segundo
informa, “a menos de três semanas do início dos Jogos Olímpicos, a Assembleia
de Londres (órgão legislativo municipal) contesta os patrocínios de Coca-Cola e
McDonald's para a competição e pede que sejam banidos - o que é pouco provável
de acontecer”.
A
autora da proposta, a parlamentar Jenny Jones, argumentou que “Londres ganhou o
direito de sediar os Jogos de 2012 com a promessa de deixar um legado de
crianças mais ativas e sadias ao redor do mundo”. Segundo ela, os produtos do
McDonald’s e da Coca-Cola são prejudiciais à saúde, sendo responsáveis diretos
pela crescente obesidade infantil. O projeto afirma que é um contrassenso o
Comitê Olímpico Internacional (COI) ser patrocinado por empresas que fornecem
produtos altamente calóricos.
A obesidade
da mídia comercial
Segundo a
reportagem, “no Reino Unido, mais de 30% das crianças estão acima do peso ou
têm obesidade. Na população adulta, o percentual sobe para 60%”. O McDonald's e
a Coca-Cola têm contratos que garantem a exclusividade da venda de alimentos e
de bebidas não alcoólicas nos locais que abrigarão disputas olímpicas. No
Parque Olímpico, o McDonald's terá a sua maior loja do mundo, para 1.500
pessoas – dez vezes mais que a média de seus restaurantes.
Será que as
emissoras de televisão do Brasil, que tem feito de tudo para derrubar a
classificação indicativa, tratarão deste tema tão indigesto? Ou será que os
bilionários anunciantes realmente pautam a mídia comercial? E dane-se a saúde
da população!
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