segunda-feira, 18 de abril de 2011

Aécio Neves é detido em blitz no RJ, e se recusa a fazer teste do bafômetro

Da Redação do Jornal Campo Grande Notícias

O senador Aécio Neves foi parado em uma blitz na madrugada deste domingo no Rio de Janeiro, e se segundo os policiais que atenderam a ocorrência ele estava dirigindo com a CNH vencida, e teria se recusado a fazer o teste do bafômetro.

O senador Aécio Neves, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) por Minas Gerais foi parado em uma blitz na madrugada deste domingo (17/04), que estava sendo realizada na Avenida Bartolomeu Mitre, no Bairro do Leblon, no Rio de Janeiro.

De acordo com as informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro (SSP/RJ), o senador estava dirigindo com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida, e se recusou a fazer o teste etilômetro, mais conhecido como teste do bafômetro, durante a Operação Lei Seca, realizada pelos policiais em vários pontos da cidade.

Diante da recusa de Aécio Neves, os policiais apreenderam a CNH, o veículo, e ainda, aplicaram uma multa no valor de R$ 191,54. Posteriormente o documento e o veículo foram liberados, mas ele deverá contestar a multa junto ao Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (DETRAN/RJ).

A Assessoria de Imprensa da SSP/RJ não informou há quanto tempo a CNH de Aécio Neves estava vencida. Já a assessoria do senador preferiu não comentar o assunto.

Segundo as informações da Assessoria de Comunicação do DETRAN/RJ, o senador Aécio Neves será notificado pelo órgão, cujo documento pode levar até um mês para ser entregue, onde ele deverá apresentar sua defesa.

Caso as explicações do senador não convençam, ele ainda terá mais 30 dias para apelar a Junta Administrativa de Recurso de Infração (Jarí) do DETRAN/RJ. Se mesmo assim os argumentos forem indeferidos, ex-governador de Minas Gerais terá uma nova oportunidade, e terá mais 30 dias para apelar no Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).

Depois de encerrada essa burocracia, e se mesmo assim os recursos apresentados por Aécio Neves sejam indeferidos, o órgão abrirá um processo administrativo que culminará na suspensão provisória e/ou definitiva da CNH. No total, a burocracia poderá levar cerca de cinco meses.

Neste caso, o senador Aécio Neves deverá entregar a Carteira de Habilitação ao DETRAN/RJ, mas caso ele se recuse, e se for novamente flagrado, ficará dois anos sem dirigir, além de ter o veículo apreendido.

Diante da repercussão do caso, e por envolver um Senador da República, que em tese deveria dar o exemplo, respeitando as leis por eles elaboradas e promulgadas, o Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou um comunicado, distribuído à imprensa pela sua assessoria, informando de que Aécio Neves teria sido multado em R$ 191,54 por estar dirigindo com a CNH vencida, e mais R4 957,69 por ter se recusado a fazer o teste do bafômetro, segundo o que estabelece a Lei de Alcoolemia Zero, também conhecida com Lei Seca.

Além disso, ainda segundo a assessoria do Governo do Rio de Janeiro, o senador Aécio Neves foi penalizado com sete pontos na carteira de habilitação, porque a infração cometida por ele, segundo a Lei, é considerada infração gravíssima.

A Assessoria de Imprensa do DETRAN/RJ informou que a CNH de Aécio Neves permanece retida, porque ele se recusou a fazer o teste do bafômetro, mas que seu veículo foi liberado porque um homem com carteira de habilitação em dia, e aparentemente sóbrio, se apresentou para dirigir o carro do senador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário