segunda-feira, 1 de novembro de 2010

DILMA ROUSSEFF É A 1ª MULHER PRESIDENTE DO BRASIL

Reproduzo artigo de Magela Lima, do jornal O POVO

O relógio mal passava das 19 horas (horário de Fortaleza) quando a matemática das urnas bateu o martelo: Dilma Rousseff (PT) estava eleita presidente do Brasil. Com 99,97% da apuração concluída, ela somava mais de 55 milhões de votos, encerrando, assim, a disputa com o tucano José Serra e entrando para a História como a primeira mulher a assumir o posto máximo da democracia brasileira.

Fato esse que ela fez questão de frisar sua relevância. Em seu primeiro discurso público, realizado num hotel na região central de Brasília, no qual reuniu imprensa e principais apoiadores, Dilma Rousseff assumiu publicamente o compromisso de transformar esse fato inédito em algo natural. “Sim, a mulher pode”, disse, projetando o destaque que tivera nas urnas para outras áreas de atuação das mulheres brasileiras.

Concorrente de Dilma no primeiro turno das eleições, a senadora Marina Silva (PV), pelo Twitter, parabenizou a petista pelo feito e lembrou: “Aquela que era a candidata de uma parte dos brasileiros, a partir de agora, é a presidente eleita de todos nós nos próximos quatro anos”. A prerrogativa de união nacional também demarcou o tom discreto e equilibrado da comemoração de Dilma.

A presidente eleita foi categórica: “Estendo minha mão aos partidos de oposição”. Dilma Rousseff garantiu, ainda, que, em seu governo, não haverá espaço para compadrio e agradeceu, inclusive, a não quem não voltou nela em nenhum dos turnos desta eleição, reconhecendo a disputa como o que chamou de “festa da democracia”. Falando não mais a apoiadores, mas, sim, à Nação, ela convocou as pessoas de bem do Brasil a se engajar na luta pela erradicação da miséria.

Embora tenha reafirmado como tal sua principal meta, Dilma frisou que esse desafio não deve se restringir ao Governo. “Não podemos descansar enquanto houver um brasileiro com fome”, defendeu. Emocionada, sobretudo quando agradeceu o empenho do presidente Lula durante toda a campanha, Dilma Rousseff afirmou ter no companheiro de partido o exemplo de um “governante justo e apaixonado por sua gente” e declarou que todos os compromissos firmados “serão perseguidos de forma dedicada e carinhosa”. O Brasil agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário