quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Empresário da Califórnia doa S$ 1 milhão para legalizar maconha

O milionário americano George Soros apoiou uma proposta para legalizar a maconha na Califórnia com uma doação de um milhão de dólares entregue uma semana antes da votação da medida.

A contribuição, divulgada na terça-feira pelo jornal "The Sacramento Bee", é a maior doação realizada por um indivíduo à campanha, conhecida como Proposta 19, além da feita pelo principal promotor do projeto, Richard Lee, um empresário de Oakland. O filantropo apoia uma reforma das leis que regulam as drogas ilícitas. Lee foi um dos principais partidários financeiros da primeira iniciativa para legalizar a maconha com propósitos médicos na Califórnia, em 1996.

Soros não apoiou a medida de forma aberta até publicar um editorial no "Wall Street Journal" na terça-feira. No artigo, Soros diz que legalizar a droga e impor impostos à maconha livraria os contribuintes dos custos judiciais e de prisão, além de aumentar o número de visitantes no estado.

"Assim como o processo de rejeitar a proibição nacional do álcool começou com vários estados rejeitando suas próprias leis de proibição, são os estados que agora terão que tomar a iniciativa de rejeitar as leis de proibição da maconha", escreveu Soros.

A doação de um milhão de dólares chega um dia depois da campanha "Sim à 19" ter lançado seu primeiro anúncio na televisão. A campanha do "não" também emitiu pela primeira vez, recentemente, um anúncio de rádio patrocinado pela Câmara do Comércio da Califórnia que assegurava que a lei ameaçaria a segurança no local de trabalho e traria danos à economia do estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário